Competências do DGCS
COMPETÊNCIAS DA DIRETORIA DE GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS
• Atualizar, semestralmente, o manual de procedimentos da DGCS - Manual de Gestão de Contratos e Manual dos Fiscais de Contratos ;
• Receber os processos administrativos homologados e transformar a minuta em contrato;
• Elaborar as solicitações de portarias de designação de gestores e fiscais de contratos;
• Formalizar e publicar o contrato administrativo;
• Disponibilizar documentos para a gestão de contratos e orientar fiscais;
• Cadastrar Contratos e Termos Aditivos no Compras Contratos (Contratos é uma solução desenvolvida pelo Ministério da Economia em parceria com a AGU, INSS e TSE), e acompanhar os contratos vigentes e seus vencimentos;
• Criar controles internos dos contratos;
• Auxiliar o acompanhamento da execução dos contratos junto a Fiscais/Gestores;
• Acompanhar vigências e valores de contratos;
• Receber e conferir as Solicitações de Pagamento de Contrato (Processos SEI de pagamento);
• Abrir e conduzir processos administrativos de responsabilização e aplicação de sanções quando nos casos de irregularidades na execução do contrato;
• Processar alterações contratuais (prorrogações, acréscimos, supressões, etc.);
• Efetuar a análise técnica da formação de preços dos contratos de serviço continuado, nas contratações e alterações de preço durante a vigência do contrato (repactuações e equilíbrio econômico-financeiro);
• Fornecer informações gerais dos contratos no formato de relatórios e planilhas;
• Organizar e controlar os processos residentes no SEI e na Planilha de Controle de Contratos do DGCS.